Curso de Atualização em Cardiologia inicia encontros no primeiro dia do WCC 2022

A capacitação busca o desenvolvimento do raciocínio clínico com base nas evidências






O Curso de Atualização em Cardiologia (CAC) começou nesta quinta-feira, 13 de outubro. Discutindo os tópicos principais da área, a capacitação segue nos próximos dois dias, 14 e 15, no Auditório 07 às 8h. As atividades são divididas em duas partes entre base técnica e discussão de casos, completando seis módulos de 90 minutos.


Wolney de Andrade Martins, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrante da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), abriu a atividade ressaltando que “os objetivos do curso são promover atualização em temas centrais, relevantes e o desenvolvimento do raciocínio clínico com base nas evidências científicas”.


No primeiro dia, Angelo Roncalli, membro do Conselho de Julgamento do Título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), apresentou temas sobre aterosclerose e dislipidemia. Luiz Antônio Machado discutiu a doença aguda coronariana crônica. Nivaldo Menezes Filgueiras Filho apresentou tópicos sobre síndromes coronarianas agudas. Marco Perin discutiu o tratamento intensivo da doença coronariana aguda. Pedro Silvio Farsky apresentou casos clínicos de doença coronariana aguda.


Continuação do CAC durante o WCC 2022

O curso segue com mais três módulos nos próximos dias. No segundo dia, 14, Paolo Blanco Vilella discute as doenças valvares mitrais seguindo por Marcela Cedenilla que apresenta tópicos sobre doenças valvares aórticas. Plinio Resende do Carmo Junior fala sobre endocardite infecciosa, Catarina Vasconcelos Cavalcanti apresenta cardiopatias congênitas no adulto e a discussão do caso clínico será apresentada por Francisco Maia da Silva.


No terceiro dia, 15, Fabio Fernandes debate as miocardiopatias e miopericardite e Germano Emilio Conceição Souza o diagnóstico e tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFer). Luiz Claudio Danzmann apresenta tópicos sobre a fisiologia, diagnóstico e tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP) enquanto Ana Luiza Ferreira Sales fala sobre insuficiência cardíaca avançada. A apresentação do caso clínico fica por conta de Carlos Eduardo Lucena Montenegro.


Confira a programação completa do WCC 2022 clicando aqui.