Diretrizes de cardiologia do exercício: reabilitação cardíaca de A a Z


Como fazer prescrição de atividade física para o paciente? A partir de que momento ele pode ser liberado para treinar? Dizer para ele fazer exercício é uma coisa. Outra bem diferente é saber apontar a melhor maneira de se exercitar conforme a sua cardiopatia. E, no caso, um dos tópicos dessa atividade será a orientação sobre exercício físico para pessoas com doença coronariana e com insuficiência cardíaca.

Médicos do esporte, fisioterapeutas e profissionais de Educação Física terão, segundo José Rocha, informações práticas e valiosas. “Mas elas também são importantes para o cardiologista que, muitas vezes, ao recomendar que o paciente saia do sedentarismo, não se sente confortável para responder suas primeiras dúvidas. Daí que acaba se esquivando, o que é ruim”, observa.

Ele ainda acrescenta: “Sem contar que centros de reabilitação cardíaca propriamente ditos não existem na maioria dos lugares. Cabe, então, ao cardiologista conhecer mais sobre o assunto até para dialogar com a equipe multidisciplinar disponível naquele local.”

Programe-se: será no dia 15 de outubro, às 10h40 horas, no auditório 14.





Posts recentes

Ver tudo

O 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia / World Congress of Cardiology (WCC 2022) irá reunir mais de trinta líderes da cardiologia mundial, criando a oportunidade única de você estar frente à frente