Diretrizes de doenças do miocárdio: amiloidose, miocardite e Chagas


Essa é outra atividade que abordará, em uma única sessão, três diretrizes, contando tudo aquilo o que o cardiologista clínico precisa saber.

Uma delas é a diretriz de amiloidose. Ela ganha atenção principalmente porque, hoje, algumas formas desse problema — a deposição da proteína amilóide no coração, que acaba acarretando em disfunções — já têm tratamento disponível. “É importante esmiuçar essa diretriz até para que o cardiologista aprenda a reconhecer a amiloidose como uma possível causa de insuficiência cardíaca”, diz Rocha Neto.

Outra diretriz é a de miocardite, assunto em voga durante a pandemia da Covid-19. “Precisamos, porém, lembrar que miocardite não é sinômino de infecção pelo Sars-CoV-2, muito menos de vacina. Existem outras causas importantes.”

Na mesma sessão terá a discussão a respeito da novíssima diretriz de doença de Chagas, revelante para cardiologistas do mundo inteiro, uma vez que essa doença está mudando de perfil e já é encontrada em todos os continentes.

Programe-se: será no dia 14 de outubro, às 16h50, no auditório 1.





Posts recentes

Ver tudo

O 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia / World Congress of Cardiology (WCC 2022) irá reunir mais de trinta líderes da cardiologia mundial, criando a oportunidade única de você estar frente à frente