Especialistas nacionais e internacionais debatem novos caminhos para o manejo do colesterol LDL




Nesta sexta-feira, 14, a Novartis convidou especialistas nacionais e estrangeiros para debaterem as mudanças de paradigma do manejo do colesterol LDL em simpósio no segundo dia do Congresso Brasileiro e Mundial de Cardiologia




O simpósio apresentou a um público de cerca de 600 pessoas novas evidências para o cuidado do paciente com doença aterosclerótica, de alto e muito alto risco, e o papel do colesterol LDL na saúde cardiovascular. Com moderação do Dr. Sergio Kaiser (professor da UERJ), o painel contou com palestras da Dra. Roxana Mehran, diretora de Pesquisa Cardiovascular Intervencionista e Ensaios Clínicos da Mount Sinai School of Medicine de Nova York, do Dr. Kausik Ray, diretor do Centre for Cardiovascular Disease Prevention do Imperial College de Londres, e do Dr. Otávio Berwanger, diretor da Academic Research Organization do Hospital Israelita Albert Einstein.


Dentre os assuntos tratados estavam a jornada do paciente brasileiro, suas barreiras e limitações enfrentadas nos sistemas de saúde, além de como uma mudança no manejo do colesterol LDL pode reduzir o impacto das doenças cardiovasculares nas sociedades. Esse novo manejo contaria com um controle mais rígido do colesterol LDL – especialmente em pacientes de alto e muito alto risco cardiovascular – como aqueles que já sofreram infarto e AVC: para eles os especialistas recomendam um controle rígido do LDL, isto é, mantê-lo sempre abaixo de 50mg/dL.