World Heart Federation lança Cholesterol Roadmap Update no WCC 2022

Federação atualizou documento de 2017 com novas recomendações


A World Heart Federation (WHF) lançou oficialmente a atualização do Cholesterol Roadmap no World Congress of Cardiology 2022 (WCC 2022) nesta sexta-feira, 14. A mesa redonda reuniu Fausto Pinto, Santa Maria University Hospital, Fernando Lanas, Universidad de La Frontera, Kausik Ray, Imperial College London, Raul Dias dos Santos Filho, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, e Pablo Perel, The London School of Hygiene & Tropical Medicine.


O documento é baseado em novas provas sobre a carga da doença, epidemiologia, diagnóstico, tratamento, tecnologias e políticas que podem conduzir a melhores resultados para as pessoas que vivem com colesterol sanguíneo controlado e em lições aprendidas com a implementação do Cholesterol Roadmap de 2017 em diferentes países e cenários.


A atualização apresenta oito pilares fundamentais do papel dos lípidos e lipoproteínas nos fatores de risco da doença cardiovascular aterosclerótica e sua prevenção, refletindo implementações em diferentes áreas a prevenção. Um dos pontos destaca que “a prevalência crescente de doenças cardiometabólicas como a obesidade e a diabetes resultou num aumento de outras doenças lipídicas que aumentam o risco de doença cardiovascular aterosclerótica”.


Segundo Kausik Ray, “o que fazemos agora é que vai preservar e proteger o futuro”. Em sua apresentação, o médico destacou a importância de cuidados preventivos serem iniciados nas primeiras fases da vida. Ray afirma que é importante considerar o impacto do tempo não só com fatores de risco, mas em relação à terapias e intervenções.


“Precisamos parar de pensar em hipercolesterolemia. O que estamos interessados é no depósito de colesterol nos vasos. Precisamos de sistemas de saúde que preservem a saúde ao invés de tratar doenças”, afirmou Ray.